quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Stephen King fala sobre J.K. e Meyer

OBS.: Esse assunto já é um pouquinho velho no mundo da internet (uns 2 dias), mas como foi de muita polêmica (entre os fãs ou não-fãs dos três escritores, resolvi escrever ;)).

O mestre do terror, escritor de livros fictícios, Stephen King, falou em uma entrevista ao USA Weekend sobre duas grandes escritoras: J.K. Rowling e Stephenie Meyer.
Rowling é a brilhante autora dos livros de fantasia "Harry Potter" e aquela que fez muitas pessoas - crianças, em sua maior parte - tomarem o gosto pela leitura.
Meyer é a escritora da série de romance-suspense, "Crepúsculo" (leia mais sobre Steph no link Feliz aniversário Stephanie Meyer! )
Stephen King falou bem de Rowling e sabe que ela lia seus livros desde pequena, mas estraçalhou Meyer =x
"Eu acho que sirvo como fonte para alguns escritores, e isso é muito bom. Tanto Rowling e Meyer são direcionadas a jovens; a diferença é que Jo Rowling é uma escritora maravilhosa e Stephenie Meyer não consegue escrever algo que valha a pena. Ela não é muito boa.”
King também falou mal de outros escritores "influenciados por ele" e disse que a série de livros Crepúsculo é "uma história para uma geração de garotas aberta a uma junção segura de amor e sexo e um cara que as ame e as proteja como Edward".
===
Galera que coisa né...O cara é um gênio e por isso se sente no direito de falar que "essa" ou "aquela" escritora é ruim...=x. Todos são ótimos naquilo que escrevem, aliás, não há comparação, uma vez que acada um escreve sobre um gênero e tem sua legião ímpar de fãs e leitores.
Achei cruel o que ele disse sobre a Steph...aqueles que sabem como viciei nos livros Crepúsculo devem imaginar como discordo...
Se gosto dos livros da Tia Jo? Totalmente! Não sei se já disse em outro post, mas foi ela que me fez gostar de ler, eu fui uma daquelas "crianças em sua maior parte" :))

3 comentários:

Anderson Ricardo disse...

Eu acho que cada um tem o direito de ter a sua opinião, eu ainda não li o Crepusculo, mas tenho certeza que tanto a tia Jo ea Meyer são otimas escritoras e tem o seu merito em ter conseguido aproximar os jovens dos livros. Então eu não ligo muito com essas criticas. ^^'

Anderson Ricardo disse...

Pois é, infelismente existe esses fãs que não sabe separar as coisas sejam eles de Harry Potter, Crepusculo e até animes. Mas isso passa, eu acho. ^^'

Anônimo disse...

Se eu fosse um animal, acho que seria uma traça, pois se não pudesse ler livros, os comeria.
Sou um leitor contumaz.

Por acaso, comecei a ler Harry Potter. Numa viagem de trem entre Roma e Zurique, havia comprado para minha irmã (que mora na Suiça), alguns livros aqui no Brasil, para lhe levar. Entre eles, o excelente "Carandiru" de Dráuzio Varela e os 3 primeiros da série Harry Potter. Por acaso comecei a ler, o "Pedra Filosofal". Não consegui desgrudar... Na semana que passei com minha irmã, ainda li "A Câmara secreta" e voltando ao Brasil, comprei "O prisioneiro de Askaban". Resumindo, os 5 primeiros volumes, já li e reli ao menos 5 vezes cada um deles. Os dois últimos, reli 3 vezes.

Mas com toda sinceridade e pedindo licença a Nina, "Crepúsculo" não conseguiu me empolgar. Não chego a fazer coro com o Steph King, mas sou obrigado a concordar com sua avaliação, ressaltando, entretanto, que as opiniões diversas têm que ser respeitadas.