sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A primeira das três sexta-feiras 13

Olá queridos leitores... Não é por acaso que um filme chamado "Sexta-feira 13" estréia hoje... Esta é apenas uma das três deste ano (outras ocorrerão em março e novembro).
A sexta-feira 13 é uma data temida por todo supersticioso. O pior é que é super freqüente encontrar uma pessoa que não sabe por que tem medo da sexta-feira 13.
"- Porque dá azar!" - diz ela.
Nunca ouvimos uma resposta criativa como "tenho medo porque toda sexta-feira 13 eu quebro a perna"...Isso acontece pelo simples motivo que tamanha façanha acontece com nenhuma pessoa.
Andei pesquisando e achei várias origens da "sexta-feira 13 azarenta" como conhecemos. São várias, mas as principais tem como base o catolicismo. (Tirando o bagaço, falarei sobre as mais interessantes ;)).
Teoricamente, Judas, "o traidor", foi o 13º a chegar na Santa Ceia (onde estavam Jesus e os 12 apóstolos) ; Adão e Eva comeram o fruto proibido na sexta-feira; e Jesus foi crucificado numa sexta-feira.
(Não criticando as crenças de cada um)
Há marinheiros que são supersticiosos e temem as sexta-feiras de tal forma que se recusam a navegar nesse dia da semana. Segundo a lenda, no século XIX, a Marinha Britânica enviou um navio com o nome H.M.S. Friday (Navio de Sua Majestade Sexta-feira) para acabar com a superstição e ele desapareceu.
Sexta-feira 13 já foi associada a pena de morte. Devido à uma tradição britânica, sexta-feira era o dia de enforcamentos e 13 o número de degraus até a forca.
=>
Saiu uma reportagem no G1, onde um psicólogo do departamento de psicologia da Unifesp dizia em palavras simples que a sexta-feira 13 só é um inferno se a pessoa quiser. Aliás, que esse poderia ser o nosso dia de sorte. (Os curiosos cliquem no link ao lado ((: Sexta-feira 13)
As pessoas costumam associar quaisquer eventos desagradáveis que acontecem na sexta-feira 13 ao azar...Eventos comuns e banais como: acabar a tinta da caneta, perder o ônibus, quebrar algo (se for um espelho então...)

Tudo depende do modo como você encara as coisas...Seja como for, achei interessante postar alguma coisinha sobre essa superstição e desejo um bom finzinho de sexta-feira 13 para vocês, seja ele com muitos trevos de quatro folhas e pés de coelhos (coitados dos coelhos); se trancando em casa; vendo o filme Sexta-feira 13; acreditando que este é o seu dia de sorte e prosperidade ou apenas o ignorando (: .

Nenhum comentário: