sexta-feira, 29 de agosto de 2008

José Padilha: "Se soubesse dos riscos, não teria feito 'Tropa de Elite'"

O filme de José Padilha premiado pelo Urso de Ouro, Tropa de Elite, estréia semana que vem na França. Tropa de elite narra as violentas ações do Bope na luta contra o tráfico de drogas nas favelas cariocas, contrastando, porém, uma polícia regular corrupta. O filme fez muito sucesso, mas sua ambigüidade fez nascerem críticas ásperas. A revista "Variety" o classificou inclusive de "celebração da violência" e de obra "de recrutamento de feras fascistas". "Meu filme mostra que a violência no Brasil não é o resultado de uma guerra particular entre a polícia e os líderes do tráfico, como pode ser visto no cinema. Meu filme é entendido como uma provocação porque mostra que toda a sociedade financia o tráfico, inclusive as classes médias quando decidem consumir drogas", disse o diretor. Ele mencionou as dificulades que enfrentou para realizar as filmagens É possível rodar em uma favela controlada por traficantes (é o caso de meu filme, como também os de Fernando Meirelles ou Walter Salles) quando eles autorizam. Há duas maneiras de obter essa autorização: ir aos chefes do tráfico ou às associações de moradores", explicou, acrescentando que a última alternativa "é mais arriscada, mas pode contribuir para reduzir a influência dos traficantes".

"É preciso tentar usar os moradores nas filmagens, ajudar projetos sociais, mas não dar dinheiro vivo, porque esse dinheiro acabará nos bolsos dos traficantes". Conta Padilha, dizendo que essa foi sua opção, mas não aconselha outros a seguirem seus passos:"Não recomendo o meu método, já que quatro colegas foram seqüestrados durante as filmagens e nosso material foi roubado. As gravações tiveram que ser interrompidas por duas semanas, e tivemos que encontrar favelas sem tráfico de drogas para continuar rodando", contou.

"Hoje, quando penso no que aconteceu me digo que se soubesse dos riscos que íamos correr não teria feito o filme", ressaltou.

E tudo não terminou aí. Quando "Tropa de elite" foi concluído, o Bope "tentou impedir a sua estréia", disse. "Tivemos sorte porque a Justiça decidiu rapidamente autorizar a exibição do filme", afirmou.

Nenhum comentário: